Ipês colorem Padre Eustáquio

Diante das árvores, pessoas param, sacam câmeras ou aparelhos de celular do bolso e, num clique, registram as imagens. Depois, como se estivessem agradecendo a natureza, alguns exclamam: “Espetacular!”.

 

Exemplar na rua Pará de Minas chama atenção ao longe

E assim o bairro ganha um pouquinho da primavera no inverno. A floração dos ipês-rosa vai até o fim de agosto, quando começa a temporada da espécie amarela. A exuberância das copas desperta a atenção até de quem passa apressado pela região.

A árvore em frente ao imóvel 201 da rua Pará de Minas é uma das mais imponentes. Do passeio, pedestres que olham para o alto se rendem às pétalas à frente do céu claro, num bonito contraste.

“Maravilhoso!”, define numa única palavra o operador de produção Geraldo Pereira, de 54 anos. Antigo morador da região, ele conseguiu sementes para plantá-las no sítio da família, em Moeda.

As árvores levam de 5 a 10 anos para a primeira floração. Mas, até lá, Geraldo poderá contemplar outros ipês no bairro. Há um em frente ao número 120 da Benfica, onde um tapete de pétalas rosas se formou sobre o asfalto.

Quem passa pela Jacarina também deve parar, olhar para o alto e, com orgulho, elogiar o colorido da árvore no quintal de número 195.

Do alto da Carioca, quase na esquina com a Vila Rica, mais pétalas são carregadas pelo vento.

João-de-barro fez casinha numa das árvores da Coronel José Benjamin


Já um dos ipês na Coronel José Benjamin se tornou moradia de uma família especial. Foi num dos galhos em frente à residência de número 549 que joão-de-barro construiu sua casinha, já mostrada no portal de notícias (clique aqui).

Os ipês são nativos da região neotropical, do México à Argentina, e podem viver por mais de um século. Sobrevivem até em forte estiagem, pois suas raízes são profundas, podendo sugar água em distância maior que a conseguida por outras espécies.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a capital tem 27,1 mil ipês, o que corresponde a 9% do total das árvores na cidade. A maioria dos ipês é da cor rosa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *