Padre Eustáquio,

    

Homenagem ao bairro Presidente Juscelino

A bibliotecária e professora de francês, Cida Cezário, acostumada ao universo das salas de aula e dos livros, resolveu se aventurar também como escritora. Em sua primeira obra, “Bairro Presidente Juscelino, 60 anos”, ela faz uma homenagem ao local também conhecido como Conjunto, na região do Caiçara, em Belo Horizonte.

 

 

Acostumada desde a infância a registrar suas memórias, Cida anotava suas vivências em cadernos como se fossem livros. Um dos fatos que mais a marcou foi à mudança para o local que ela homenageia no seu primeiro trabalho como escritora. Na década de 50, sua família não tinha casa própria e após inscrição na prefeitura, receberam a moradia na localidade carinhosamente chamada de “Conjunto”, e ao longo de 30 anos, pagou para o município pelo direito de viver no local.

No período em que o Brasil foi governado pelo presidente Juscelino Kubitschek, os moradores da região enfrentaram momentos de muita dificuldade. Foram tempos difíceis para ex-combatentes, viúvas de militares e seus filhos até que receberam indenização paga pelo governo. Embora a comunidade fosse pobre, Cida relata que a convivência com os moradores e vizinhos contribuiu para a construção de um ambiente de respeito e solidariedade entre todos.

RESGATE DE MEMÓRIAS

“Falar da história de um bairro não é uma tarefa fácil. É como se fosse cozinhar, a escolha de cada ingrediente faz a diferença no final”, relata a autora. E nesse preparo sobre a história, Cida teve um caminho árduo.

Durante mais de cinco anos e com recursos próprios, a escritora buscou suas fontes em arquivos públicos da cidade, bibliotecas, sites especializados, outros órgãos do poder público e, claro, com os moradores. Além de materiais próprios que juntou caso tivesse a possibilidade de lançar um livro, entrevistou mais de 25 pessoas, sendo que entre aquelas que conseguiu gravar, o material soma mais de 15 horas de áudio. Além do “conjunto”, Cida também traz histórias, ainda, da igreja do Padre Eustáquio e do bairro, considerado um dos mais tradicionais da cidade.

Desse processo, rever antigos amigos e visitar lugares que a natureza continua preservada, foram os momentos que mais marcaram a escritora nessa jornada pelo resgate das memórias do seu bairro. A expectativa é que o livro possa aumentar a autoestima e o sentimento de pertencimento dos moradores em relação ao local onde vivem.

LANÇAMENTO NA FEIRA DE CONFRATERNIZAÇÃO COM OS MORADORES

Uma atividade especial será realizada para o lançamento de “Bairro Presidente Juscelino: 60 anos”, de Cida Cezário, no próximo sábado, dia 12 de maio, de 14h às 20h, na região do bairro Caiçara.

O evento, organizado pela Associação dos Ex-Combatentes, acontecerá na rua Perdizes, na altura no número 499. A programação contará com uma cerimônia ecumênica, venda de bebidas e lanches variados, exposição de fotos e roupas de época, além de objetos antigos. O livro também estará à venda para os moradores. A feira conta ainda com apresentações culturais, entre elas, bandas de músicas cujo repertório será somente de canções da década de 60.

SERVIÇO:

Lançamento “Presidente Juscelino: 60 anos”, de Cida Cezário

Dia: 12 de maio de 2018

Local: Rua Perdizes, 499 – bairro Caiçara/Adelaide

Horário: 14h às 20h



Comentários

comentários