Encontro de campeões

Quando tinha 8 anos de idade, Evandro Lima viu o pai disputar uma queda de braço e se impressionou com o esporte. Hoje, aos 42 anos, ele é tricampeão brasileiro, bicampeão da Copa do Brasil e 11 vezes do Mineiro.

Evandro cresceu às margens do Velho Chico, na cidade de Buritizeiro, a 370 quilômetros de Belo Horizonte. Foi lá que pescou dourados e acompanhou o apito do vapor Benjamin Guimarães, a única embarcação movida a lenha ainda em atividade no Brasil.

O atleta deixou o interior na adolescência. Chegou no Padre Eustáquio e se encantou com o bairro. Abriu uma barbearia em 2001 e, há cinco anos, organiza o Desafio Mineiro de Luta de Braço.

A próxima edição do evento será em setembro, no Centro Cultural Padre Eustáquio, e contará com o prestígio de 60 a 80 atletas de altíssimo rendimento. “Mas queremos receber todas as pessoas para, claro, divulgar o esporte”, disse Evandro, que disputará a categoria até 90 quilos e hoje é o presidente da Associação Mineira de Luta de Braço.

Disputa também tem missão de difundir o esporte

Ele e os amigos treinam duro para a competição. O pequeno empresário espera sair do torneio com mais uma medalha. E se recorda da luta mais demorada, em 1999, contra um adversário paranaense.

“Foi no Brasileiro Interclubes. Na época, eu disputava a categoria até 70 quilos. Valia o terceiro lugar. Foram 5 minutos de disputa. Sai vencedor”, lembrou o rapaz, que ainda é vice-campeão da América  do Sul e participou de dois mundiais: Canadá, em 2008, e Brasil, em 2012, quando terminou com o honroso 7° lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *