Empreendedorismo de saia: elas fazem a diferença

Empreendedorismo de saia: elas fazem a diferença.

A habilidade com que Sílvia Prata transforma legumes e frutas em enfeites para mesas ou um “punhado” de balas e bombons numa doce árvore de Natal é de encher os olhos… E dá água na boca. Da mesma forma, a criatividade com que Fernanda Oliveira capricha nos mimos com papelaria personalizada atrai elogios… E desejo de levá-los para casa. As duas fazem parte de um grupo que se você for do sexo feminino e administra – ou pensa em montar – a própria empresa precisa conhecer o mais rápido possível.

Trata-se do Mulheres de Negócios-BH, fundado em julho passado pela psicóloga Viviane Felizardo Meyerewicz para estimular o empreendedorismo de saia no Padre Eustáquio, o terceiro bairro mais populoso de Belo Horizonte, com cerca de 30 mil habitantes.
“Hoje, entrar para um grupo de network é difícil, devido ao custo de investimento. O Mulheres de Negócios surge justamente para acolher quem não tem reserva suficiente para participar destes grupos. Nosso custo é baixo, mas proporcionamos network com qualidade. Contamos com pessoas de vários segmentos. Oferecemos palestras e cursos para estimular o crescimento pessoal e profissional”, explicou Viviane, também colunista deste portal (clique aqui para ler os textos).
Uma das iniciativas do grupo é oferecer cursos em parceria com a Método Sinergia, empresa criada por Viviane e que atua no ramo de recrutamento e seleção de trabalhadores, além de prestar consultoria na área.

Sílvia Prata ensina topiaria

A artista e escritora Sílvia Prata, outra colunista deste portal (clique aqui), é uma das parceiras do Mulheres de Negócios. Professora de dança cigana que dispensa apresentação, Sílvia tem outros talentos fora da música: ela organiza cursos de guirlandas e outros enfeites, como as pequenas árvores de Natal abarrotadas com bombons ou balas. Ótima pedida para presentear familiares e amigos nas festas de fim de ano.
Que tal se matricular no próximo curso de Sílvia? Será na tarde de 18 de novembro (sábado), das 14h às 18h. Sete dias depois, ela ensinará, no mesmo horário, como fazer enfeites para mesas a partir de legumes e frutas. As aulas serão na rua Padre Eustáquio, 2.475, loja 10, quase esquina com a Progresso.
“Teremos tardes agradáveis. Ambos cursos são ótimas oportunidades tanto para enfeitar a casa quanto para presentear pessoas queridas”, garantiu Sílvia. Clique aqui e veja o recado de Sílvia para você.
Fernanda Oliveira também passa conhecimento para frente por meio de cursos em parceria com a Mulheres de Negócios. Proprietária da Recortes de Papel By Fernanda Oliveira, especializada em papelaria personalizada, o foco da empreendedora é a realização dos desejos das mães em festas infantis. Caprichosa, transforma um jantar aparentemente simples em algo sofisticado, onde os mimos de papel se destacam nas decorações. Fernanda usa as técnicas de scrap.

Fernanda, artista no ramo de papelaria personalizada

Para chegar à sala dos cursos, não há outro caminho. Bom que seja assim: o aluno passa em frente a uma loja que cuja vitrine atrai olhares: a Arte Nossa Artesanato e Presentes foi aberta no mês passado pela empreendedora Andrea Paixão, uma engenheira civil por formação e artesã por amor.
Por muitos anos, o artesanato foi apenas um hobby para Andrea. Sua vida deu uma guinada em 2012, quando ela decidiu investir em equipamentos para trabalhar com papelaria personalizada.

Andrea: arte sacra em alta

À época, ela tocava as duas profissões paralelamente. Em 2015, porém, o hobby falou mais alto. E deixou de ser atividade secundária. Hoje, a lojista desenvolve trabalhos artesanais em MDF, recorte a laser, itens de decoração para lar, papelaria personalizada e arte sacra. “O escapulário para portas, por exemplo, tem boa saída”, informou a artesã-engenheira-empreendedora.
Uma das lojas vizinhas à dela é a de dona Dirlene Sousa Reis, sempre disposta a um bom papo com a clientela. A proprietária da Pijamas e Lingerie Sutil, aberta em 2016, trocou uma carreira de duas décadas no ramo de contabilidade pelo empreendedorismo no ramo de moda praia, peças íntimas e acessórios.

Dirlene recebe as clientes com lindo sorriso

No mesmo centro comercial, Cláudia Bicalho, proprietária da Flores que Brilham, atua com designer floral em decorações para casamentos, festas de 15 anos, eventos empresariais etc. La se vão 20 anos de experiência. Ela também ministra cursos.
 
Outra empreendedora é Flávia Felizardo, da Espaço Gandhara – segmento de numerologia, tarô terapêutico e aplicação de reiki. Também é consultora de maquiagem da Contem 1g.
A lista de empreendedoras na região conta ainda com o talento de Wilma Cristina de Oliveira. Cozinheira de mão cheia, como garantem familiares e vizinhos, ela adora bordado xadrez. Aprendeu o ofício quando adolescente: “Minha avó me ensinou os primeiros passos. Mas sempre busco me aperfeiçoar cada vez mais. Fiz vários cursos. Minha grande professora é uma mulher nota 10, Ana Paula”, contou.

 

O carro-chefe dela é o pano de prato, de R$ 15 a R$ 20. Ela ainda borda peças para fogão e mesa. Elogiada por uma clientela que não para de crescer, dona Wilma decidiu fazer uma exposição de seu trabalho. Será em 26 de novembro, das 14h às 18h30, na rua Desembargador Tinoco, número 505, no bairro Monsenhor Messias. “Será a primeira de várias exposições e ocorrerá no convento”.

Wilma Cristina é bordadeira de mãos cheias

A semana que se inicia será especial para Viviane, Sílvia, Wilma, Flávia, Fernanda, Dirlene, Andrea e Cláudia. De 13 a 19 de novembro, o Brasil e mais 159 países comemoram a Semana Global do Empreendedorismo (SGE), movimento criado para estimular a causa que é um dos principais alicerces para o desenvolvimento social e econômico de qualquer nação.
Contatos:
Mulheres de Negócio-BH: (31) 998444-4410 ou pelo email: vfelizardo@gmail.com
Recortes de Papel By Fernanda Oliveira: (31) 98774-2263
Espaço Gandhara: (31) 98474-9841.
Sílvia Prata: (31) 99198-5785 ou pelo email: silviaprata@gmail.com
Wilma Oliveira: (31) 99625-7162
Flores que Brilham: rua Padre Eustáquio 2.475
Loja Pijamas e Lingerie Sutil: rua Padre Eustáquio 2.475