Eles inventaram o pão com alho

 Quando encontrar com seu João e dona Irma tire o chapeu para eles. Seu João foi um dos caminhoneiros que ajudou na construção do Anel Rodoviário de BH, a via mais movimentada da cidade. Dona Irma criou uma receita que conquistou o Brasil: o pão com pasta de alho.

Pão com alho foi criação do casal

Estas e outras histórias ficam mais saborosas quando ouvidas no restaurante e churrascaria que o casal fundou, em 1988, no Carlos Prates. Não demorou para o João da Carne Butiquim se tornar referência no churrasco e na culinária mineira.
Nestes 30 anos, os diversificados sabores nas panelas de pedras e barro e as várias porções conquistaram uma clientela que se encantou com o tempero feito por dona Irma. “Dá um gosto ímpar no coraçãozinho, no lombo, no peito de frango…”, conta a cozinheira, natural de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto.
Mas o talento dela é muito grande para ficar restrito ao Carlos Prates. Tanto que é da comerciante uma criação que ganhou o Brasil: o pão com pasta de alho. “Antes, as pessoas colocavam azeite no pão e o levava à churrasqueira. O azeite caía no chão, sujava tudo, dava trabalho limpar. Resolvi substituir o ingrediente pelo alho”, recorda.
Ela preparava a pasta em potes de maionese. Foi assim que surgiu o famoso petisco. “Não me importei em repassar a receita, porque a daqui é a melhor que tem”, garante. Seu João é fiador das palavras da esposa. E ressalta que o molho de pimenta preparado por ele também é único (reportagem continua após a foto).

Tropeiro é sucesso no João da Carne. Foto: Divulgação

De segunda a sexta-feira, o self service no local vai das 11h às 14h30. Aos sábados, a partir das 12h. De terça a sábado, a casa ainda funciona das 17h30 à meia-noite, com petiscos, churrascos, cervejas… Acompanhe o cardápio, diariamente, pelas redes sociais.
Contato: (31) 3462-4899
Instagram: joao.da.carne
Endereço: rua Sabinópolis, 172, Carlos Prates
Leia também: