Conhece o projeto Mercearioteca?

Preço não é mais desculpa. Três lojas no Padre Eustáquio oferecem gratuitamente livros para estimular a leitura de adultos, jovens e crianças. A Mercearioteca é uma biblioteca comunitária montada em pequenos comércios e está à procura de mais parceiros. Topa participar?

A ideia é da escritora, jornalista e editora Leida Reis, moradora do bairro há 16 anos e autora de A invenção do crime (romance), Quando os bandidos ouvem Villa-Lobos (romance policial) e O livro de cada um (contos). A proposta saiu do papel com a ajuda do marido, João Alves da Silva Filho.

Livros foram bem recebidos no Alonso’s Burguer. Foto: Paulo Henrique Lobato

 

Começou numa gôndola da Porteirinha, a ex-mercearia da família. Daí o nome Mercearioteca. Ganhou musculatura quando a família de José Gabriel Santos, o Gabi, doou mais de 1 mil títulos da coleção do jornalista, vítima de câncer em 2014.

“Pessoas não leem ou leem pouco por falta de acesso aos livros. Contribuímos para o crescimento da leitura. É desenvolver cidadania, é promover liberdade de pensamento”, conclui Leida, dona da Páginas Editora, empresa que administra o projeto social.

Hoje, na região, a Mercearioteca está presente no bar Tudo no Ponto, na Autoescola Padre Eustáquio e no Alonso’s Burguer. Há outras unidades no São Lucas, na Cantina do Sorriso, e na cidade de Patrocínio (Alto Paranaíba), na sorveteria Boca Gelada.

“É um sucesso. Os clientes levam livros para casa, para o serviço… Devolvem, buscam mais… Outros doam exemplares”, conta Alonso, o dono do Burguer. A Páginas Editora está á procura de mais parceiros para o projeto social, que inclui contação de histórias.

Que tal fazer parte da rede? Envie um email para leida@paginaseditora.com.br. O vídeo desta reportagem está no Instagram e no Facebook do Jornal do Padre Eustáquio.

 

Propaganda claudia