Deise Dias de Souza é psicanalista, mestra em psicologia pela UFMG Rua Jacutinga, 567, Padre Eustáquio // Blog www.deisedias.com.br Instagram @deisediaspsi facebook: deise.dias.507 facebook: psicanalisedeisedias

 Deise Dias – psicanalista

 

 

 

 

 

 

Doenças psicossomáticas: um limite entre o corpo e o psíquico

Por Deise Dias – As doenças psicossomáticas têm origem nas emoções e desaguam no corpo. O poder dos sentimentos reprimidos e dos pensamentos negativos são capazes de colocar em desarmonia e instabilidade qualquer organismo.

Do luto à luta – criando filhos reais

Do luto à luta – criando filhos reais – (por Deise Dias) Em uma gravidez, os pais têm sonhos. O filho é idealizado pelos pais como uma pessoa bem-sucedida e feliz.

Doença mental e uso de drogas

A dependência química é um grave problema de saúde pública, com sérias consequências para o futuro dos jovens e sociedade em todo mundo.

Cutucando as feridas

Deise Dias (psicanalista) – Quando criança ouvimos a mãe dizer “para de cutucar esse machucado!”. Era só criar casquinha e a gente botava o dedo até sangrar. Um ‘prazer’ em tirar a casquinha que se formou.

A dor e a delícia de um amor inventado

Freud fala de um mecanismo chamado projeção. Ele acontece quando enxergamos ideais, pensamentos, desejos, sonhos e até sentimentos indesejáveis em outras pessoas, que são nossos e às vezes não os reconhecemos. Todos projetamos, vez por outra, sem perceber.

Cutucando as feridas

Cutucando as feridas (por Deise Dias de Souza) Quando criança ouvimos a mãe dizer “pára de cutucar esse machucado!” Mas não adiantava muito. Continuávamos a mexer nas feridas que apareciam em nosso corpo.

Luto e perda

O luto está ligado à todas as perdas, não só à morte física. Lidar com perdas pode provocar dor intensa e um vazio profundo. Ao passar por isso, é importante viver cada fase do luto.

Uma mulher não pode vacilar (por Deise Dias de Souza)

Era um fim de tarde e ela mais uma vez voltava do trabalho angustiada. De que me serve essa relação? Se lembra da fala da analista: “Pra que você precisa desse homem nesse momento de vida?” Perguntas sem respostas.