Castigliano, a rua do italiano

Não é preciso chegar ao ponto mais alto da rua Castigliano para a vista alcançar a Serra do Curral, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte. A via que corta boa parte do Padre Eustáquio e do Caiçara homenageia um matemático italiano que entrou para a história como o criador de um teorema que ajudou a revolucionar a ciência.

Reprodução Google Street View

Carlos Alberto Castigliano (1847-1884) teria orgulho em conhecer a rua batizada com seu nome. A colônia italiana no início do século passado ajudou no desenvolvimento do Padreco e Carlos Prates. Daí muitas ruas serem batizadas com personalidades do país da bota na região.
Liga a avenida Tereza Cristina, no Padreco, à Canal, no Caiçara. No percurso, lojas e consultórios que ajudam a contar a história da região.
É na Castigliano, por exemplo, que está a Aspemed, hoje uma clínica médica que tem origem no legado do beato Eustáquio: o religioso holandês criou uma associação, na primeira metade do século passado, para cuidar da saúde dos operários das então vilas que deram origem ao Padreco.
Também é na via que funciona a Trelelê Fantasias, a loja cuja coleção de peças e acessórios leva os clientes ao mundo do faz de conta...
Mas nem tudo é felicidade na Castigliano. Não é raro ocorrer acidentes de trânsito na esquina com a Riachuelo. O cruzamento é bem sinalizado, com placa e pintura no asfalto de parada obrigatória, mas nem todos os motoristas respeitam o perigo.
Neste caso, quando há colisões, aplica-se o teorema criado por Castigliano. Na prática, com a fórmula criada pelo italiano, é possível observar que uma mudança de energia é igual á força causadora multiplicada pelo deslocamento resultante.
Leia também