Bela Vista, a rua que justifica o nome

Há três opções para quem mora ou passa pela rua Bela Vista, no Padre Eustáquio. Primeira: subi-la. Segunda: descê-la. Terceira e mais prazerosa: observar as paisagens numa espécie de mirante.

Poucas ruas oferecem como vista a Serra do C

A via tem apenas dois quarteirões, da Castro Caldas à Vila Rica, divididos pela Coronel José Benjamin. É justamente próximo à esquina desta última que você deve parar, relaxar e aproveitar o motivo da origem do nome da rua.

Parte da calçada, embora estreita, serve como mirante. Dela, você enxerga, ao longe, o contorno da Serra do Curral, cartão-postal de Belo Horizonte.

Também é de lá que moradores e visitantes observam o vaivém de veículos na Via-Expressa, no trecho próximo à passarela da estação do metrô no bairro Gameleira. Outra dica é apreciar o vizinho bairro Minas Brasil.

Dá até para ver uma parte do campo de várzea na Via-Expressa, onde o Padre Eustáquio Futebol Clube e o Funed mandam suas partidas.

Moradores antigos colecionam histórias divertidas sobre a Bela Vista. “Era a rua do buracão”, conta o coordenador de transportes Carlos Alberto Cintra, de 54 anos.

Quando criança, continua ele, a meninada se reunia na Bela Vista, apreciava a vista e brincava no imenso barranco. Era uma época com poucos prédios no entorno. O fluxo de veículos na região era bem menor, o que permitia à criançada correr pela Bela Vista com mais segurança.

O tempo passou, construções surgiram e o trânsito não é mais o mesmo. Mas a vista continua bela.