Agora é com os moradores e comerciantes

Depois de uma audiência pública na Câmara Municipal e outra na Assembleia Legislativa, caminhada em defesa da 9ª companhia da Polícia Militar, na manhã do próximo sábado (05/08), promete grande adesão pelas ruas do Padre Eustáquio, Carlos Prates e Caiçara. Manifestantes vão levar cartazes e faixas.

O movimento ganhou força nos últimos dias. Perfis em redes sociais como o facebook e instagram reforçam o coro contrário à decisão do governo estadual em fechar a unidade instalada, em 2014, na Via-Expressa, e substituí-la por bases móveis (vans e motos).

A concentração começará às 9h em frente ao santuário dos Sagrados Corações, no Padre Eustáquio. De lá, manifestantes caminharão até a paróquia São Francisco das Chagas, no Carlos Prates. Depois seguirão para a paróquia de Santa Clara, no Caiçara.

“A divulgação está intensa. Criarmos os informativos e os convites para a caminhada. É importante a presença de moradores e empresários da região. Vamos ampliar o ato”, disse Vanessa Regina Freitas, coordenadora de uma rede de WhatSapp no Padre Eustáquio voltada para a segurança pública.

A esperança dos moradores é que o governo desista de substituir a companhia por bases móveis. Lideranças locais defendem a bandeira de que um serviço complementa o do outro, como defendeu, em reuniões em junho e em julho, o vereador Orlei, um dos responsáveis pela instalação da companhia na Via-Expressa (clique aqui).

A 9ª cia é responsável pela segurança em 18 bairros e vilas da região Noroeste. Além dela, o governo pretende desativar mais nove unidades (veja lista abaixo).

A pressão dos moradores do Padre Eustáquio e a de outras região da cidade renderam uma vitória parcial. O coronel Winston Costa, chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC), garantiu que as bases móveis, a princípio, funcionarão em caráter experimental em conjunto com as companhias.
 

Bairros em que a 9ª cia atua: Padre Eustáquio, Caiçara, Carlos Prates, Coração Eucarístico, Minas Brasil, João Pinheiro, Alto dos Pinheiros, Dom Cabral, Alto Caiçara, Monsenhor Messias, Jardim Montanhês, Adelaide, Caiçara Caparaó, Parque Recreio,Vila Amaral, Vila Marmiteiros, Vila Buraco do Peru e Vila Savassinha

 

Companhias que deverão ser fechadas: 3ª (Funcionários), 5ª (Santo Agostinho), 10ª (Palmeiras), 16ª (Planalto), 20ª (Santa Tereza), 22ª (São Paulo), 124ª (São Pedro), 9ª (Padre Eustáquio), 21ª (Caiçara) e 11º (Teixeira Dias).

Lideranças regionais, como o vereador Orlei (gravata azul), já levaram a voz da população ao comando da PM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *